10 benefícios dos Leites Vegetais e como fazê-los
- Iza Clara Pantuso
- 23 de fev. de 2016
- 5 min de leitura
Oiee gentes!
O consumo de latícinios de origem animal são maléficos para a saúde...tem sido cada vez mais falado (e comprovado) científicamente. Altos teores de gordura, hormônios, remédios e tudo mais que é nocivo à saúde. E mais um detalhe: o leite da vaca é para bezerros, assim como o leite humano é para bebês humanos. O ser humano é a única espécie do mundo que continua consumindo leite depois de adulto e o que é pior, de outras espécies, tirando assim de quem é realmente o direito de consumir esse leite, os filhotes. Deixo de assunto para um outro post, o motivo dessa indústria ser a mais cruel.
Portanto, já que o leite se tornou importante na alimentação humana, que tal criar o hábito de consumir um que realmente faça bem para todos os lados. Confira 10 motivos para consumir leites vegetais:

1-Benefícios para o coração
Por conta do baixo teor de gorduras totais, alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, que são benéficas para o coração.
2-Para controle de diabetes
Os açúcares dessas bebidas são liberados no sangue pouco a pouco, mantendo a glicemia em nível linear, o que é ideal para pessoas com diabetes.
3-Benéfico ao Sistema nervoso
Possuem ainda grande quantidade de vitamina B, que funciona como uma proteção para o sistema nervoso, pele e cabelos.
4-Baixas calorias
Uma porção de 200 ml de leite integral possui 124 calorias. Enquanto isso, os mesmos 200 ml de leite de soja trazem 82 calorias. Já uma porção igual de leite de amêndoas vem com 34 calorias, o leite de aveia contém 89 calorias e o de arroz tem 108 calorias.
Os dados mostram que para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma, através do controle calórico, substituir o leite integral pelo leite vegetal é uma tática bastante vantajosa.
É claro que isso não garantirá o emagrecimento ou a perda de peso, porém, poderá auxiliar o processo, de maneira geral.
5-Super nutritivo
Alguns tipos de leite vegetal vem fortificados com cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D. Além disso, eles não possuem colesterol e não são fontes de gorduras ruins. No entanto, antes de levar o seu leite vegetal para casa, tenha certeza que ele foi realmente complementado com os nutrientes mencionados acima. A informação deverá estar presente na embalagem do produto. O leite de soja, por exemplo, ainda é fonte em proteínas.

6-Combate o envelhecimento e doenças
O leite de nozes é um leite vegetal que abastece o corpo com uma boa dose de antioxidantes. Estas substâncias são importantes porque auxiliam as células do corpo humano, combatendo as ações dos radicais livres que causam doenças e aceleram o processo de envelhecimento.
7-Preço
O valor custo benefício desses leites é excelente, pois o kg de ingredientes como amendoim e aveia, são sempre baixos e o rendimento é quase dez vezes esse kg.
8-Baixo índice glicêmico
O índice glicêmico é uma unidade que avalia a velocidade pela qual o consumo de um alimento promove o aumento das taxas de açúcar no sangue. Quanto maior for o índice glicêmico, maior é a velocidade pela qual a bebida ou comida em questão provoca picos de glicose no sangue. Já quando esse número é baixo, o nível de açúcar cresce aos poucos, de maneira consistente.
Para quem sofre com diabetes, o ideal é ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, que ajudam a controlar a taxa de glicose sanguínea. Por que estamos falando tudo isso? É que o leite de soja, um tipo de leite vegetal, possui baixo índice glicêmico e pode contribuir neste sentido.
9-Saboroso
O sabor do leite vai de acordo com o castanha ou grão que você utilizar. Uma delícia!!
10-Sem crueldade
O maior motivo de consumir o leite de origem vegetal, é que nenhuma mãe precisa ser explorada para obtenção de leite. Basta comprar o grão ou cereal de sua escolha!

Receitas:
Segue abaixo receitas de leites vegetais caseiros que sempre será melhor que industrializados!
Dica: para ficar bem coado, coloque o pano por cima de uma peneira fininha.
Leite de soja
Meça uma xícara de grãos de soja. Para dar um choque térmico e evitar sabor desagradável, deixe os grãos cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica de 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada xícara do grão de soja hidratado. Após bem batidos, coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 mins em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.
– Para saborizar o leite, você pode adicionar um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.
Leite de amendoim
Leve 4 copos de água para ferver (se desejar um leite bem encorpado, adicione uma colher de aveia e deixe ferver por 3 minutos). Bata bem no liquidificador, junto com 1 xícara cheia de amendoins torrados e sem sal. Coe.
Leite de gergelim
Coloque 1/2 xícara de gergelins crus de molho em um copo de água de 40 mins a 1 hora. Descarte a água do molho, adicione 2 copos de água e bata bem no liquidificador. Coe.
Leite de Alpiste
Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escoe a água e substitua por um litro de água filtrada. Bata no liquidificador, coe.
Leite de aveia
Coloque uma xícara de aveia em pó e duas xícaras de água, e bata no liquidificador. Se preferir, coe. Este leite também serve para substituir creme de leite em receitas que vão ao forno, basta acrescentar uma quantidade maior de aveia para que o leite fique mais cremoso.
Leite de coco
Retire a água de um coco seco, e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com 900 ml de água. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.
Leite de girassol
Coloque uma xícara de sementes de girassol sem a casca, de molho de um dia para o outro (8 horas). Lave-os com água corrente e bata-os em liquidificador com 4 copos de água filtrada. Coar é opcional.
Leite de inhame
Descasque 1 inhame japonês pequeno e bata no liquidificador com uma xícara de água. Coe em pano de algodão.
Leite de linhaça
Para preparar 1 copo de leite, meça 2 colheres de sopa de linhaça para cada copo de leite que irá preparar(para crianças, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo); lave os grãos em uma peneira, cubra-os com água e deixe de molho em um recipiente de vidro ou cerâmica, idealmente entre 2 a 4 horas. Após este período, bata-os bem no liquidificador com um copo de água filtrada, e coe-os em uma peneira.
Leite de castanha
Deixe as castanhas de molho na água, por varias horas ou de um dia para o outro. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.
Leite de amêndoas
Deixe as amêndoas de molho na água, por 4 horas . A proporção é 1 xícara de amêndoas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.
Leite de quinoa
Em uma panela, adicione 4 colheres de grãos de quinoa e um litro de água. Espere até que a água ferva e então, descarte-a mantendo apenas os grãos (isso é necessário para retirar uma resina de sabor amargo presente na quinoa); em seguida adicione mais 1 litro de água filtrada e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Bata-os no liquidificador; coá-los é opcional. Conserve em geladeira.
Espero que gostem e desfrutem bem dessas receitinhas.
Até próxima!
Assista terraqueos.org

Comentários